sábado, 28 de abril de 2012

Quando chega a hora de produzir a dissertação...

O aluno pode ser excelente. Sempre obter nota máxima nas provas objetivas. Contudo, quando chega o momento em que ele tem de produzir uma redação, ele "trava". Talvez isso seja por que não tenha sido treinado a expor sua visão, pensamento e até mesmo sentimentos. Entretanto, deixemos de lado essas questões e discutamos quais são os passos para execução de uma boa redação.
Mas antes disso, você deve conhecer os diferentes tipos de textos. Então, leia rapidamente o item Tipos de texto.

Quais são os elementos que compõem o texto dissertativo-argumentativo?

O texto dissertativo é composto por dois elementos principais: a tese e o argumento. A tese nada mais é do que o posicionamento do texto em relação a uma temática. Por exemplo, dentro da temática legalização da maconha, o texto pode apresentar-se contra ou a favor. Assim, o posicionamento, o ponto de vista defendido pelo texto é chamado de tese. 
Entretanto, sabendo que o objetivo desse tipo de texto é convencer, não basta apresentar apenas a tese, ou seja, o ponto de vista defendido ou adotado pelo texto. É preciso que se argumente, que se apresente dados, informações para fortalecer a tese. Para isso, o autor deverá conhecer bem o tema e as implicações geradas por sua tese.

Qual o objetivo de um texto dissertativo-argumentativo?
Em linhas gerais, podemos dizer que seu objetivo é convencer o leitor. Sendo assim, o texto deve ser incisivo ao defender a tese, o ponto de vista adotado. Use os melhores argumentos que puder para convencer o seu leitor.

Para quem se está escrevendo?

Sempre digo que o único texto que é escrito para si mesmo é o diário de confidências. Nele, o autor não se preocupa tanto com a clareza. Entretanto, todos os demais textos tem público diferente. Por esse motivo, ao escrever, o autor deverá ter em mente a imagem do(s) seu(s) leitor(es), do consumidor do seu texto. A medida que for escrevendo, deve-se perguntar: isso que estou escrevendo é claro para o leitor? O meu leitor vai entender o que eu quero que ele entenda?

Qual é a estrutura da dissertação?

O texto dissertativo tem a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Existem mais de um modelo para elaboração de um texto dissertativo; entretanto, a mais usual é a que se segue.
Na introdução do texto, faça uma breve descrição do tema abordado pelo texto e apresente a tese que será defendida. Essa introdução deverá conter um ou dois parágrafos.
O desenvolvimento é a parte do texto que traz toda a argumentação que se fará para defesa da tese exposta na introdução. Deve-se dar exemplos, apresentar dados e contestar (ou contra-argumentar) visões contrárias a tese defendida pelo texto.
A conclusão é a última parte do texto. Nela, os argumentos são, resumidamente, apresentados e entrelaçados com o objetivo de se defender a visão (a tese) exposta no parágrafo inicial.

Existem técnicas para desenvolver ideias?

Claro. A mais conhecida e uma das mais eficientes é a Tempestade de ideias ou, em inglês, Brainstorming. Essa técnica consiste em escrever, de forma livre, o maior número possível de ideias e informações sobre um tema, uma questão, um problema. 
Aplicada à redação, a técnica ajuda o autor a escrever um bom texto. Assim, antes de partir para a escrita do texto, deverá escrever em uma folha de rascunho o maior número de informações, sobre o tema, que lhe vier a mente. Depois, ele deverá escolher dentre essas ideias, aquelas que ele utilizará para defender sua tese. As ideias que contradigam o seu tema podem ser utilizadas no texto, desde que sejam combatidas, contra-argumentadas.

+ DICAS:



Nenhum comentário: